OUTRAS ESPECIALIDADES

Nutrição

Nutrição é a ciência que estuda a relação entre os alimentos consumidos pelo ser humano e os seus efeitos no organismo.

O trabalho de um nutricionista na consulta de nutrição vai muito mais além que o âmbito do emagrecimento, orientando a alimentação para que esta seja adequada ao paciente em consulta, a fim de manter o organismo em equilíbrio e saudável.

• Perda de peso
  • Nutrição desportiva
  • Doenças Gastrointestinais
  • Reeducação alimentar
  • Aumento de peso

Na consulta de nutrição é realizada uma avaliação nutricional e acompanhamento personalizado, adequado às necessidades específicas e objetivo de cada paciente.

1ª Consulta C.Seguimento
História clínica & avaliação de análises clínicas
Medições corporais
Avaliação do estado nutricional – bioimpedância
História alimentar
Definição de objetivos
Plano alimentar personalizado
Acompanhamento do plano alimentar
Avaliação e discussão dos resultados obtidos
Definição de novos objetivos
Readaptação do plano alimentar, se necessário

A primeira consulta tem a duração de aproximadamente 60 minutos e as de seguimento têm a duração à volta de 30 minutos.

Medicina Chinesa

A Medicina Chinesa tem como âmbito de ação qualquer doença que possa surgir ao longo das várias etapas da vida: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade.

Tem como objetivo normalizar as funções orgânicas, dando condições ao organismo para combater as doenças.
É reconhecida pela OMS pelo seu potencial no combate a diversos problemas de saúde advindos da sociedade moderna, com intuito de promover uma melhor qualidade de vida.

• Problemas ósseos, articulares e musculares
  • Enxaquecas e dores de cabeça
  • Depressão
  • Irritabilidade
  • Fibromialgia
  • Infertilidade
  • Obesidade
  • Insónias
  • Gripe, Bronquite, Alergias

Tui Na

Tui Na é a técnica manual da Medicina Chinesa. O Tui Na conduz, gradua e regulariza a circulação da energia, sangue e líquidos orgânicos comprometida no quadro energético apresentado.

Em determinadas patologias, o Tui Na acelera o alívio e a obtenção de resultados mais rápidos logo no início dos tratamentos (por exemplo, em caso de lombalgias, cervicalgias, ciatalgias, tendinites, cefaleias, dor de costas, dor abdominal, omalgia, ansiedade, depressão …).
Noutros contextos clínicos, o Tui Na assume mais um papel de escudo perante os fatores externos que costumam prejudicar a doença.

Devido a sua natureza relaxante, o Tui Na é utilizado no Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde na forma de Tui Na Care, para cuidados regeneradores e relaxantes.

Acupuntura

A acupuntura é uma terapia milenar de origem chinesa, que consiste na aplicação de agulhas bem finas, em pontos específicos do corpo, para melhorar a imunidade e tratar problemas emocionais e doenças físicas como sinusite, asma, enxaqueca e artrite.

As técnicas de acupuntura baseiam-se na ideia de que o corpo é composto de energia, acumulada em várias regiões, que são chamados de meridianos. Se o fluxo de energia nestes meridianos estiver desequilibrado provoca inflamação no corpo, causando sintomas como dor, cansaço e fraqueza.

Por isso, o objetivo do tratamento com acupuntura é restabelecer o equilíbrio do corpo, facilitando a circulação de energia, desencadeando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.

Análises Clínicas

O Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa está organizado por diferentes áreas de especialidade, é um laboratório que se rege por inovação, qualidade e rigor. Tem procurado estar sempre na linha da frente do diagnóstico laboratorial. Neste caminho tem utilizado as metodologias mais avançadas, para uma melhoria constante e desenvolvimento dos seus núcleos de excelência.

Cada área tem um médico responsável, respectivamente, entre elas o Laboratório de Imunologia, Imunopatologia e Autoimunidade e Imunoserologia, Laboratório de Biologia e Patologia Moleculares , Laboratório de Hematologia e Hemostase, Unidade de Hemato-Oncologia laboratorial, Unidade de Citometria de Fluxo, Laboratório de Microbiologia, Micobacteriologia e Parasitologia Clínica, Laboratório Patologia Química.

O laboratório está todo informatizado, sendo possível acompanhar todas a fases do processo.